Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas apresenta novo álbum “Encontro das Águas”

A Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas está lançando, com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FICC), o seu novo projeto, denominado “Encontro das Águas”. A apresentação do álbum será no próximo sábado, dia 16 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Taquaral.

“Encontro das Águas” tem direção de João Paulo Amaral e traz interpretações de obras importantes da música de concerto e da canção brasileira e internacional. Participam solistas como Nailor Proveta e Alexandre Ribeiro no clarinete e saxofone, Fabio Presgrave no violoncelo, Ricardo Herz ao violino.

Toninho Ferragutti tocará acordeom Echrystian Dozza, participará como solista de violão de 8 cordas e é o compositor de uma obra encomendada pela Orquestra Filarmônica de Campinas. Músicas de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Gonzaguinha, entre outros grandes compositores, ganharam uma nova versão ao som da Orquestra Filarmônica de Violas.

 

A orquestra

A Orquestra Filarmônica de Violas surgiu em 2001, na cidade de Campinas, idealizada pelo violeiro e pesquisador Ivan Vilela. Durante nove anos, Vilela implementou sua proposta de aplicar arranjos orquestrados em um grupo instrumental formado por violas caipiras.

Desde o seu início, a Filarmônica de Violas é reconhecida pelo seu trabalho. Já recebeu, entre outros prêmios e indicações, a Medalha Carlos Gomes da Prefeitura Municipal de Campinas em 2002 e, no ano de 2005, o Prêmio Rival-Petrobrás na categoria Atitude.

Atualmente, a Orquestra é formada por Almir Côrtes, André Moraes, César Petená, Diná Mendes, Elias Kopcak, Fábio Miranda, Gabriel Souza, Gabriel Teixeira Polegate, Giorgio Francisco, João Paulo Amaral, Luiz Fernando Milanez, Messias Da Viola, Osório Cardoso, Pedro Gava, Thiago Rossi, Uassyr De Siqueira, Vinícius Muniz e Wilson Lima.