Procon de Campinas disponibiliza cartilha com dicas para a “Black Friday”

O dia de descontos no comércio conhecido como Black Friday será realizado no dia 29 de novembro e, em função disso, o Procon de Campinas está disponibilizando gratuitamente uma cartilha eletrônica com informações valiosas sobre como proceder frente a tantas ofertas e promoções.

Segundo a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo, a primeira sugestão para o consumidor fazer suas compras sem arrependimentos é verificar o orçamento familiar para ter uma ideia de quanto pode gastar.

“Definido o limite de gastos, antes da compra, o consumidor deve realizar pesquisa de preço e as condições da oferta, as formas de pagamento, valores de frete, o prazo de entrega e a política de troca da empresa”, aconselha a diretora.

Ela lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece, no artigo 52, que os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas. “Essas informações devem ser bem claras”, salienta.

Arrependimento

De acordo com o CDC, o consumidor que fizer contratações fora do estabelecimento comercial (por telefone, internet, catálogos) tem sete dias para “se arrepender” da compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

“Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, deverão ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados”, orienta Pupo.

Dicas

De acordo com o Procon, para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve, dias antes do evento, verificar o preço do produto desejado para poder comprovar se ele realmente estará em oferta no dia da promoção. Uma dica é guardar as propagandas veiculadas na internet, fazendo a captura de tela.

O Procon orienta, também, pesquisar a situação cadastral da empresa na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e na Receita Federal para evitar comprar de fornecedores eventualmente irregulares.

Essas e outras dicas podem ser encontradas na página do Procon de Campinas na internet, no https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos .

Black Friday

A “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” foi criada nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país.