Projeto Verão Vivo começa dia 1º no Taquaral

Projeto chega à 5ª edição, com adesão de 75% de quem circula na região da Lagoa. Fechamento da pista interna vai até dia 2 de fevereiro

A partir da próxima sexta-feira, 1º de novembro, a população passa a contar com mais uma opção para a prática de atividades físicas. O prefeito Jonas Donizette lançou, nesta terça-feira, 29 de outubro, a 5ª edição do Verão Vivo.

O projeto consiste na abertura da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para a prática de atividades recreativas. A ação é coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e inclui uma programação de atividades esportivas gratuitas, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer.

O Verão Vivo 2019 começa no dia 1º de novembro e se estende até o dia 2 de fevereiro de 2020. Nesse período, a pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado fica fechada ao tráfego de veículos em dias e horários determinados.

O espaço passa a ser utilizado para atividades recreativas, como caminhadas, corrida, ciclismo, skate ou patins, passeios em família e com animais de estimação, entre outras. O objetivo é estimular a população a se apropriar do espaço público e desfrutar de momentos de lazer e de práticas saudáveis, promovendo a qualidade de vida.

“O Verão Vivo virou tradição em Campinas e já integra o calendário de eventos do município. Um cronograma de atividades esportivas foi desenvolvido para incentivar a adesão, atendendo jovens, idosos, pessoas com deficiência… todo mundo poderá aproveitar as atividades do Verão Vivo”, destacou Jonas Donizette.

Operação

Para viabilizar o Verão Vivo, a Emdec realiza uma operação especial no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz. As ações operacionais envolvem orientação e segurança; canalização e bloqueios; acessos controlados e operação semafórica.
Os horários de fechamento da via ao tráfego são diferenciados. Confira o cronograma:
Período: 01/11/2019 a 02/02/2020
De terça até sexta-feira: das 19h até as 22h
Sábados: das 16h até as 21h
Domingos e feriados: das 7h até as 13h
A ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul, ativada aos domingos e feriados, será integrada ao Verão Vivo, funcionando também das 7h até as 13h. Nesse período, haverá interligação da ciclofaixa com a ciclovia, a partir do cruzamento da Avenida Norte / Sul com a Rua Oriente, com percurso até a Avenida Dr. Heitor Penteado.
A Avenida Dr. Heitor Penteado tem uma circulação média de 31 mil veículos por dia.