Sesc Campinas promove programação especial para o feriado prolongado

Circo, literatura, cinema, música, atividades para as crianças e oficinas de tecnologias e artes visuais serão contempladas entre os dias 15 e 20/11

Depois de muito tempo, enfim, um feriado prolongado acontece e o Sesc Campinas preparou uma programação especial para a data. Apresentações de circo, música e cinema, leituras e narrações de grandes obras literárias, muitas atividades infantis e oficinas diversas serão realizadas nos próximos dias 15, 16, 17, 19 e 20/11.
O espetáculo circense “Olha a Palhaça no Meio da Rua” (dia 15/11 (feriado), sexta, às 15h – entrada gratuita) e os shows musicais de Enok Virgulino (dia 16/11, sábado, às 16h30 – entrada gratuita) e Fanta Konatê e Troupe Djembedon (dia 20/11 (feriado), quarta, às 16h30 – ingressos a partir de R$9) trarão, além de grandes talentos de ambas as artes e muita energia, referências de partes diversas do Brasil e do Mundo, em especial, do Nordeste Brasileiro e do Oeste Africano.
As montagens infantis “Cabelo de Maria – Jackson do Pandeiro” (dia 15/11 (feriado), sexta, às 16h30 – entrada gratuita) e “Simbad, o Navegante” (dias 17 e 24/11, domingos, às 16h – ingressos a partir de R$6) e os eventos literários “Contos para Navegar em Terra Firme” (dia 16/11, sábado, às 15h – entrada gratuita) e “Sagarana, de Guimarães Rosa” (dias 17 e 24/11, domingos, às 16h – entrada gratuita) também serão expoentes da programação artística do período, com a apresentação de elementos fundamentais para a formação da cultura teatral, musical e literária, tanto nacional, quanto internacional.

Na telona, a “Itinerância da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo” continua com a exibição de “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia” (dia 19/11, terça, às 20h – entrada gratuita). A película, passada na Macedônia do Norte, mostra o aparecimento de diversas questões bastante discutidas no nosso tempo, quando a tradição e o machismo são colocados em um contexto de fé.

As oficinas, por sua vez, serão muitas e das mais diversas áreas. Tecnologias e Artes, Artes Visuais e Meio Ambiente, sem contar aquelas oferecidas, de modo especial, para as crianças.
Por fim, o que também irá agitar o pessoal neste feriadão são as atividades esportivas. A aula de “Stiletto Dance” (dias 16, 23 e 30/11, sábados, das 15h às 16h30 – participação gratuita), dança que tem o salto alto como protagonista; a continuação do “Festival de Handebol” (dia 17/11, domingo, das 9h30 às 11h30 – entrada gratuita); e a atividade voltada para a “Saúde do Assoalho Pélvico” (dia 17/11, domingo, das 10h às 11h30 – participação gratuita) prometem agradar em cheio, não só os atletas, mas também aqueles que não se exercitam com regularidade, mas estão em busca de uma melhor qualidade de vida.
O Sesc Campinas é tudo isto e muito mais. Arte, cultura e entretenimento, aliados ao esporte, a saúde, ao meio ambiente e a prática constante da cidadania. Neste feriadão, levante do sofá, saia de casa e não deixe de aproveitar tudo aquilo que a nossa unidade pode te oferecer. Venha para o Sesc Campinas!

DIA 15/11 | sexta-feira

Tecnologias e Artes :: CONSTRUÇÃO DE BONECO ACROBATA
Com Sérgio Segal, educador de tecnologias e artes. Venha conhecer este brinquedo legitimamente brasileiro, muito presente na nossa cultura popular. O Boneco Acrobata, popularmente conhecido como “Mané Gostoso”, é um brinquedo simples, articulado e feito com madeira. Nesta oficina, os participantes constroem e personalizam seus bonecos.
Dias 15 (feriado), 16 e 17/11, sexta, sábado e domingo, das 10h às 12h30. 12 anos.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.
* Inscrições limitadas, em cada dia, no local a partir das 9h30.

Circo :: OLHA A PALHAÇA NO MEIO DA RUA
Com Trupe Koskowisck. É um concerto musical onde duas palhaças musicistas disputam a atenção da plateia, numa competição onde entram todos os tipos de armadilhas e artimanhas. Depois do musical, as palhaças apresentam reprises e entradas clássicas dos circos antigos, como “Abelha Abelhinha” e “Magia Cômica”.
Dia 15/11 (feriado), sexta, às 15h. Livre.
Local: Espaço Arena. Grátis.

Crianças :: COLA, DESCOLA E RECOLA
Com Crialudis. Tudo se transforma nesta brincadeira, colando, descolando e recolando. Diversos elementos, com formas e tamanhos diferentes, que podem ser grudados entre si, possibilitando construções, invenções e outros brinquedos.
Dias 15 e 20/11 (feriados), sexta e quarta, das 15h às 17h. Para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas por um responsável adulto.
Local: Quiosque do Galpão. Grátis.

Crianças :: CABELO DE MARIA – JACKSON DO PANDEIRO

Com Cia. Cabelo de Maria. Homenagem ao centenário de nascimento do grande ritmista e compositor Jackson do Pandeiro. Neste espetáculo serão apresentados trechos da vida do músico e canções que foram interpretadas por ele. Bonecos entram em cena dando vida a Jackson, seus irmãos, sua mãe, Flora Mourão, e sua esposa e parceira musical Almira Castilho.
Dia 15/11 (feriado), sexta, às 16h30. Livre.
Local: Jardim do Galpão. Grátis.

DIA 16/11 | sábado

Meio Ambiente :: BIOCOSMÉTICOS
Com BioMundo. Venha aprender a fazer seus próprios cosméticos com ingredientes naturais e orgânicos. Os resultados, no médio prazo, são compensadores para o corpo, o bolso e o meio ambiente.
Dias 16, 23, 30/11 e 7/12, sábados, das 11h às 13h30. Livre.
Local: Jardim do Galpão. Grátis.
* Inscrições limitadas, em cada dia, na Central de Atendimento do Galpão a partir das 9h30.

Literatura :: CONTOS PARA NAVEGAR EM TERRA FIRME
Com Letícia Liesenfeld Erdtmann. Nesta viagem com cheiro de terra à vista, não saímos do lugar, mas parados onde estamos, seguimos de encontro a um castelo pequeno como uma roupa apertada, um homem e uma mulher experimentando, ora uma pele de onça, ora uma pele de gente, camelos devoradores de histórias, um casal para quem a “felicidade para sempre” já não basta.
O evento faz parte do projeto “Baú de Histórias”, onde narrações potencializam a história falada, o exercício da escuta, o imaginário e a tradição oral.
Dia 16/11, sábado, às 15h. Livre.
Local: Jardim do Galpão. Grátis.

Esporte e Atividade Física :: STILETTO DANCE

O “Stiletto Dance” mistura vários estilos musicais como o hip hop, pop, jazz, entre outros. Desafiadora e prazerosa, a aula de dança, que tem o salto alto como protagonista, pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde.
O evento faz parte do projeto “Ampliar” que traz a vivência de práticas corporais diferenciadas para a ampliação do conhecimento e do gesto motor.
Dias 16, 23 e 30/11, sábados, das 15h às 16h30. 14 anos.
Local: Sala Corpo e Arte. Grátis.
* Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 13h.

Música :: ENOK VIRGULINO

Com Enok Virgulino, sanfona e voz; Rafa Virgulino, triângulo; Dani Virgulino, zabumba e Rodrigo Ferreira, violão, guitarra e cavaquinho. Conhecido por ser um dos membros fundadores do “Trio Virgulino”, Enok apresenta seu primeiro trabalho solo, “Forró Bom é Aqui”, lançado em 2018.
Dia 16/11, sábado, às 16h30. 12 anos.
Local: Área de Convivência. Grátis.

DIA 17/11 | domingo

Esporte e Atividade Física :: FESTIVAL DE HANDEBOL
O evento faz parte da “Copa Sesc”, composta por torneios e festivais que reúnem diversas modalidades esportivas. É um grande evento direcionado aos comerciários e seus dependentes. A intenção é incentivar a prática de atividades físico-esportivas e a formação de times dentro das empresas, visando o desenvolvimento do espírito de equipe, da colaboração e da competição saudável entre os participantes.
Dia 17/11, domingo, das 9h30 às 11h30. Livre.
Local: Ginásio. Grátis.

Saúde :: SAÚDE DO ASSOALHO PÉLVICO
Com a professora Fabiana Lopes Purchatti. Os músculos do assoalho pélvico são importantes para a postura, contenção de órgãos, parto e relações sexuais. Seu fortalecimento e, também, sua elasticidade contribuem para que suas funções sejam realizadas. Aula voltada à consciência da Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP), entendimento de sua função, importância e exercícios de fortalecimento e relaxamento.
O evento faz parte do projeto “Pratique Saúde”, que busca compartilhar ideias acerca da promoção da saúde através de bate-papos e vivências.
Dia 17/11, domingo, das 10h às 11h30. 12 anos.
Local: Sala Corpo e Arte. Grátis.
* Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Esporte e Atividade Física :: DESPERTAR
Aulas abertas para despertar a consciência às práticas corporais saudáveis. A cada semana, uma modalidade diferente.
Domingos, às 10h. 14 anos.
Local: Jardim do Galpão. Grátis.
Dia 17/11- Pilates
Dia 24/11- Dança Circular

Crianças :: DESENHANDO COM AREIAS COLORIDAS
Com a educadora e pesquisadora Bruna Hamer. Quem é que não se encanta com a arte de desenhar? E se para isso, deixarmos o lápis de lado e convidarmos a imaginação e as areias coloridas? Oficina brincante para todos desenharem de um jeito diferente.
Dia 17/11, domingo, das 10h30 às 12h. Livre.
Local: Quiosque do Galpão. Grátis.
* Inscrições limitadas, em cada dia, na Central de Atendimento do Galpão a partir das 9h30.

Literatura :: SAGARANA, DE GUIMARÃES ROSA
O professor, pesquisador e autor Erich Nogueira conduz dois encontros de leitura coletiva de textos do livro “Sagarana”, incluindo o conto “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”. Os encontros abordam o estilo, a sonoridade e alguns temas fundamentais das narrativas do escritor mineiro.
O evento faz parte do projeto “Mais que Obrigatórias”, onde leituras coletivas abordam a relevância literária das obras indicadas para as principais provas de 2020 dos vestibulares do Estado de São Paulo.
Dias 17 e 24/11, domingos, às 16h. 14 anos.
Local: Sala de Atividades 1. Grátis.

Crianças :: SIMBAD, O NAVEGANTE


Com Circo Mínimo. Simbad coleta grandes riquezas em suas viagens e aventuras, sempre escapando por pouco da morte que chega para quase todos os seus companheiros de viagem. Mas essas riquezas que o fazem mais rico a cada vez que parece ter perdido tudo, na verdade, o enriquecem mais como ser humano. Os conhecimentos e experiências que agrega são a verdadeira riqueza que acumula.
O evento faz parte do projeto “Pequeno Espectador”, que conta com uma programação de espetáculos que facilitam e provocam o contato da criança com as artes cênicas. As apresentações primam pela diversidade de formatos, construindo e ampliando o repertório do espectador.
Dias 17 e 24/11, domingos, às 16h. Livre.
Local: Teatro.
Valores: R$ 6,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)], R$ 10,00 [aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 20,00 [demais interessados].
* Ingressos à venda somente nas bilheterias das unidades.
** Crianças com até 12 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes.

Crianças :: RECREAÇÃO PARA FAMÍLIA
Atividade de recreação esportiva destinada para a participação de pais e filhos.
Dias 17, 24/11 e 1º/12, domingos, das 16h30 às 18h. Livre.
Local: Galpão GMF. Grátis.

DIA 19/11 | terça-feira

Cinema e Vídeo :: DEUS É MULHER E SEU NOME É PETÚNIA

(Gospod Postoi, Imeto i’ e Petrunija | Macedônia, Bélgica, Eslovênia, Croácia e França | 2019 | 100 min. | Direção: Teona Strugar Mitevska). Em um ritual de uma pequena cidade na Macedônia, centenas de homens mergulham atrás de uma cruz atirada por um padre, que representa sorte e prosperidade. Desta vez, Petúnia consegue pegar a cruz antes dos outros, deixando seus concorrentes furiosos e a comunidade fora de controle, mas Petúnia se mantém firme. Ela conseguiu a sua cruz e não irá desistir.
O evento faz parte da “Itinerância da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo”, que exibirá dez filmes inéditos em Campinas e apresentam um panorama do cinema contemporâneo mundial em suas tendências, temáticas, narrativas e estéticas.
Dia 19/11, terça, às 20h. 14 anos.
Local: Teatro. Grátis.
* Retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

DIA 20/11 | quarta-feira

Crianças :: DANÇA E PERCUSSÃO PARA CRIANÇAS
Com Fanta Konatê. Formato simplificado de danças e ritmos pertencentes a um contexto das aldeias, como o trabalho no campo, o casamento, a máscara etc.
Dia 20/11 (feriado), quarta, às 11h. Livre.
Local: Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis.
* Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 9h30.

Artes Visuais :: EXPERIMENTAÇÕES COM CARIMBO PARA CRIANÇAS
Com Célia Cassiano, educadora de tecnologias e artes. Nesta atividade, as crianças irão confeccionar carimbos a partir de materiais diversos para experimentar composições com cores e formas.
Dia 20/11 (feriado), quarta, das 14h30 às 17h30. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por um responsável adulto.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.
* Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 14h.

Música :: FANTA KONATÊ E TROUPE DJEMBEDON
A cantora e bailarina guineana Fanta Konatê, acompanhada pela Troupe Djembedon, apresenta seu repertório, que traz, tanto os tambores e outros instrumentos ancestrais, quanto à fusão com sopros, cordas e músicas da tradição malinke, da Guiné-Conacri.
Dia 20/11 (feriado), quarta, às 16h30. Livre.
Local: Teatro.
Valores: R$ 9,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)], R$ 15,00 [aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 30,00 [demais interessados].
Ingressos à venda no portal sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
Central de Atendimento – (19) 3737 1500